domingo, 12 de junho de 2016

Curiosidades sobre o dia dos namorados


Fonte: flickr.com


1. No Brasil a data teve início em 1949, no dia 12 de junho próximo o dia de Santo Antônio, intitulado como Santo casamenteiro. 

2. Na época em que  a data chegou ao Brasil, trazido pelo empresário João Dória com a ideia de homenagear os jovens casais. 

3. Fora do país a data é comemorada em 14 de fevereiro e no Brasil 12 de junho, com o intuito de aquecer as vendas no comércio. 

4. Na Roma antiga, o Dia dos Namorados teve início quando o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens em 270 a.C. O objetivo era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos escondidos. Após descoberto, foi preso e condenado à morte. Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro. (Fonte: Infoescola.com)

5. A data também está relacionada ao rei Português Fernando de Bulhões (o famoso Santo Antônio)  em suas pregações ele destacava a importância do amor e do casamento. Depois de ser canonizado ganhou a fama de Santo casamenteiro, em função de suas mensagens. 

6. No Japão, onde o Valentine’s Day é celebrado há pouco tempo (desde 1936), tradicionalmente são as mulheres que declaram seu amor aos companheiros, presenteando-os com chocolates.


   Então meus queridos, não namorem alguém só por status, namorem por amor, afinidade, admiração e respeito que é o básico princípio para um relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário