domingo, 3 de abril de 2016

Transição capilar

Oi meus amores tudo bem? Vamos falar sobre transição hoje, como a maioria de vocês já sabem, eu sempre assumi minha identidade, não passei pela transição e nem um processo químico como progressiva, entre outros.


Mas vocês devem estar se perguntando: mas se você não fez, porque vai falar sobre esse assunto ?
O motivo pelo qual eu decidi fazer esse post,  é com base nas histórias que as minhas seguidoras me contam e muitas me pedem algumas dicas para cuidar de seus cabelos e como lidar com as diferentes texturas, as reações das pessoas e sua aceitação.

O primeiro passo é a aceitação, e sobre isso eu entendo bastante, desde criança eu tive que aprender a conviver com comentários desagradáveis, com piadinhas, e apelidos  e na adolescência foi a parte mais complicada, muitas mudanças de escola, cidade, amigos e as transformações que já acontecem conosco nesse período, eu tinha muito medo de soltar o cabelo, de ficar armado demais , de ser mais uma vez a alegria dos meus coleguinhas, e o meu cabelo só vivia preso, nossa era muito constrangedor, mas eu fui me acostumando e com o tempo já não me importava, e foi quando comecei a criar coragem e fui soltando aos poucos, a minha imagem no espelho sempre me agradou, é percebi que quanto mais creme eu passava mais bonito ele ficava e ganhei confiança , esses comentários desagradáveis  pra mim já não faziam a menor diferença, aprendi a cuidar do meu cabelo, da minha auto estima, o cabelo solto passou a fazer parte da minha rotina, eu era a única cacheada da turma.

Mas eu sei o quanto a pressão psicológica é muito forte, ninguém entende seus sentimentos, é muita opinião desnecessária, e você ali sozinha com o seu pensamento, sem saída. E pra você que passou muitos anos fugindo disso tudo alisando o cabelo, com progressivas, chapinhas sendo vitima da sociedade, procure dentro de você aquela vontade de se sentir bem com o seu cabelo, não se intimide diante de uma opinião, a transição demora , mas você vai conseguir e você vai ter novamente os seus lindos cachos, e não veja isso como uma roupa da moda que quando passar a temporada sai da vitrine, encare como sua identidade, sua beleza natural, suas raízes.

A Transição

Transição capilar é quando a mulher decidi assumir seu cabelo natural, deixando de fazer processos químicos como chapinhas, progressivas ou selagens. Esse período não é fácil, todas que já passaram por isso sabem como e difícil se acostuma com o cabelo com estruturas totalmente diferente, e tem também a questão psicológica, é uma fase que você precisa estar totalmente certa de que realmente é isso que você quer fazer, que você esta disposta a encarar o mundo todos os dias, você vai receber todo tipo de criticas e principalmente de sua família, são os primeiros a dizer, “você não vai conseguir”, “vai desistir na primeira semana”, “seu cabelo nunca mais vai ter cachos”, palavras duras de ouvir né, mas não tenha medo as pessoas são assim eles vão tentar de alfinetar exatamente  onde mais te machuca no momento. Jamais desista é isso que elas querem , finja que não é com você , seu cabelo vai cachear novamente, vai demorar um pouco sim , mas no final tudo vai dar certo.

Motivação e Aceitação


Gente essa decisão é muito importante você não pode encara-la como modinha, porque o cabelo cacheado não é isso, é nossa identidade, pra quem já fez a transição tem que se perguntar todos os dias porque eu estou passando por isso? É isso que eu realmente quero? Eu vou me acostumar com esse novo visual?  Eu não vou desistir na primeira frustração? Se a resposta foi sim para todas as alternativas, parabéns! Continue assim que você vai conseguir chegar no final dessa transição com o cabelo lindo e com auto estima lá em cima e super orgulhosa de si.

Para quem esta pensando em fazer, faça essas perguntas vai se acostumando, procure perfis  de pessoas que já passou por isso e veja fotos do antes e o depois, e quando você estiver completamente segura ai sim, porque vai ser uma batalha diária, no meio de 10 somente uma pessoa realmente vai te apoiar, mas fora isso eu sei que todas, se realmente estiver disposta vai passar pela transição numa boa, e o mais legal disso tudo e que vocês pode incentivar outras meninas que estão em duvidas.

Cuidados com o cabelo durante a transição


Não adianta você para de usar química e não cuidar dos cabelos, o cuidado com o cabelo tem que ser igual ao de um cabelo cacheado, por que você quer ele cacheado certo?

Então ele vai crescer e essa parte crescida já vem cacheada, e se não for cuidado, o seu trabalho será em dobro, pra começar a hidratação vai fazer parte de sua rotina, no meu cabelo que é bem cacheado eu hidrato ele de duas ate três vezes por semana, tem meninas que fazem o cronograma capilar que seria hidratação, reconstrução e nutrição, vocês pode pesquisar na internet e achar o melhor pra vocês. Eu não sigo nenhum cronograma, a minha maneira de hidratar e de acordo com o meu cabelo, depende de como ele estiver é ele que decidi se vai ser hidratação ou nutrição, por isso não vou recomendar um pra vocês. Mas os produtos mais indicado nesse período na mascara para hidratar são os que contem tutano de boi, queratina, jaborandi, germen de trigo, ceramidas, vitamina A, e tem uma receita caseira com vinagre de maça aqui no nosso blog que é ótima pra equilibrar o PH do cabelo, umectação noturna você pode fazer também com óleo de coco, ou outro óleo vegetal de sua preferencia.

Durante a transição use e abuse de acessórios, turbantes, brincos grandes, lenços isso vai ajudar muito, pra vocês não cair na rotina, pra mudar um pouco o visual, fica muito estilosos, além de te deixar mais bonita, mais atraente. O principal na transição não desista, se você cuidar do seu cabelo direito, mantiver o corte sempre atual já ajuda bastante que vai eliminando aquelas pontas com química, e deixa o cabelo mais bonito. Não se intimide diante de comentários negativo não desamine, vocês vão ver no final tudo vai ser lindo, o cabelo, você sua alto estima, você é uma mulher, foi gerada por uma mulher, então não tem o porquê ter medo de outra.


Meninas essas são as minhas dicas de coração, espero que ajude muito vocês, é claro que esse assunto tem muita coisa, não é só isso, mas esse é um resumo de tudo que eu ouço e um pouco do que eu passei também em relação a minha aceitação, qualquer duvida deixe nos comentários, sugestões eu vou olhar todos e responder tá bom. Fiquem com Deus!

Um comentário:

  1. transição e tao complicado pra quem esta qerendo sair do alisado, amei suas dicas, amei seu layout mega fofo.
    beijos e sucesso
    francesasarcastica.blogspot.com

    ResponderExcluir